Bom dia Pessoas, como vão? Passei alguns dias "fora do ar", pois estive trabalhando muuiito. E hoje, em plena 2ª feira, cá estou eu numa malevolência lascada, só me preparando pois vem mais por aí! Bem, verão chegando com tudo, e precisamos baixar a temperatura. que tal algumas refrescantes saladas com molhos super, para incrementar nosso dia-dia? Então, vamos nós nessa viagem de cores, sabores e aromas para sair da dobradinha comum (mas gostosa) de alface com tomate! Bora lá???
SALADA RÚSTICA Ingredientes:
2 berinjelas médias picadas 2 abobrinhas no mesmo corte 1 pimentão verde pequeno 1 pimentão amarelo pequeno 1 pimentão vermelho pequeno todos cortados em cubos 1 cebola cortada em cubo 3 tomates cortados em cubos pimenta-do-reino (opcional) sal à gosto folhas de manjericão orégano 2 alhos cortados em lâminas salsinha á gosto. Óleo para fritar azeite para temperar Preparo: Frite o alho em óleo, até dourar sem deixá-lo queimar. Reserve. Higienize e corte os legumes. Disponha-os em um refratário, e regue com azeite, salpique sal, orégano e acrescente 2 a 3 colheres de sopa de água. Leve ao forno quente, e asse-os até amaciar os componentes. Espere esfriar, leve à geladeira. Enquanto isso, prepare o molho. Em uma molheira, misture: Azeite, suco de limão, salsinha bem picadinha, 1 maçã sem casca picada bem pequena, e sal (se necessário). Quando for servir, acrescente as lâminas de alho frito, regue com esse molho, e decore com as folhinhas de manjericão. OBS:Esse prato pode ser servido quente, apenas exclua o limão, e mude seu nome para: RATATOUILLE. (chiquetoso, não?!?)
Essa é uma refeição completa... hummmm...
SALADA CROCANTE DE ARROZ Ingredientes: 3 xc. (chá) de arroz cozido (sobra) 1/2 xc. (chá) de creme de leite 100 gr. de presunto cozido cortado em cubinhos 1/2 xc. de mussarela ralada azeitona verde picada 1 tomate grande sem sementes, cortados em cubinhos orégano, sal, pimenta-do-reino branca a gosto Preparo: Em uma tigela, incorpore o arroz e o creme de leite, acrescente os demais ingredientes (menos a batata) e misture bem. A parte, faça um molho com: Ramos de salsinha, 2 folhas de hortelã (ou manjericão) 1/2 maço de cebolinha 1/2 dente de alho, 200g de iogurte natural desnatado suco de meio limão sal e pimenta do reino à gosto. Bata tudo em liquidificador. Na hora de servir, tempere sua salada com esse molho, envolva-a bem com a batata palha, e sirva imediatamente, para que a batata permaneça crocante.
De encher os olhos:
SALADA PRIMAVERA Ingredientes: 1 maço de rúcula desfolhado 2 tomates em lascas 1 maço de acelga em tiras 1 xc. (chá) de palmitos picados 1 cebola a "julienne" 1/2 maço de agrião 1 cenoura cortada em lâminas bem finas, passadas em água fervente por 1/2 min, depois jogue-as em uma tigela com agua fria para que fique crocante azeitonas pretas a vontade. Preparo: Higienize e clore todas as hortaliças. em um prato de salada, coloque todos os ingredientes e incorpore bem. Reserve em geladeira. No momento de servir, regue com o molho: 1 xc. de azeite suco de 1 a 2 limões. sal orégano, e ervas a gosto. Bata todos os ingredientes com um batedor de mão, icorpore à salada, e sirva bem geladinha. Bom apetite...
Então, como o calorão chegou, é hora de aposentar por um pouco aqueles pratos quentes e pesados, e curtir saladas, que na verdade, também podem se tornar atrativas, saborosas, suculentas e nutritivas. Acompanham bem carnes brancas, vermelhas, e peixes grelhados, E vão fazer da sua refeição, um momento de prazer e saciedade, fora que, são menos calóricas e a quantidade de fibras, vão fazer seu organismo funcionar muito melhor. Espero que tenham curtido, uma boa semana, e como sempre: DOCES BEIJOS À TODOS!!! *_*
Bom dia Pessoas, tudo bem? Antigamente, nós lá em casa, só comíamos massa aos domingos. Era assim: Macarrão (com muito molho), frango assado de panela, NO FOGÃO A LENHA.... (que só de lembrar o gosto, me dá uma vontade misturada com saudade...), salada de alface com tomate (tinha que ser quase uma plantação, pois éramos 4 filhos, e todos nós ADORÁVAMOS tomate), suco era o NATURAL Ki suco, e de sobremesa, minha mãe fazia, ou geleia de suco de beterraba (qdº a salada era de beterraba, para aproveitar, é claro), ou pudim de pão. Bom... Mas finda a sessão "recordação", vamos ao que interessa mesmo. Vamos abrir o receituário, com uma massa, depois uma carne, e por fim a sobremesa, que não pode faltar. Estou preparando para breve uma sessão de receitas de minha infância, que embora muito simples, eram verdadeiras iguarias que hoje sinto muita saudade! Então, sem demoras, vamos lá:
CAPELETTI AO MOLHO DE LIMÃO MANTEIGA E SÁLVIA. Ingredientes: 500 g de capeletti cozido al dente 2 xc. (chá) de creme de leite fresco 1 cl (sobremesa) casca de limão raspada (retire a parte branca) 2 cl (sopa) de suco de limão sal, pimenta-do-reino (branca) queijo parmesão e folhas de sálvia(para decorar) Molho de Manteiga: 50 g. de manteiga com sal 1/4 xc. (chá) de folhas frescas de sálvia Preparo: Em uma panela, junte o creme de leite e as raspas de casca de limão. Leve ao fogo brando mexendo até levantar fervura, cozinhe em fogo baixo com a panela tampada até engrossar (apx. 5 min). Tempere com sal e pimenta à gosto. Retire do fogo, e acrescente suco de limão. Reserve. Aqueça a manteiga, em uma frigideira grande, junte as folhas de sálvia e frite por 2 min. junte o capeletti ainda quente e misture delicadamente. Coloque os capelettes em um refratário, e sirva decorado com o molho de limão, com as folhas de sálvia e o queijo parmesão ralado.
PEITO DE BOI RECHEADO Ingredientes: 1 xc. (chá) de ricota fresca 1 xc. (chá) de espinafre limpo e picado 1 ovo 1/4 de xc. (chá) de queijo parmesão ralado 1/3 de xc. (chá) de farinha de rosca 2 cl (sopa) de sal ou a gosto 1 pitada de nóz-moscada Carne: 800g de peito de boi limpo 2 cl (sopa) óleo vegetal 1 galho de tomilho 1 galho de alecrim sal 1/2 xc. (chá) de vinho tinto 4 xc. (chá) de caldo de carne 4 tomates maduros picados Preparo do Recheio: Misture bem a ricota ao espinafre. Acrescente o ovo, o queijo, a farinha de rosca, o sal a nóz-moscada. Misture tudo até obter uma massa homogênea Reserve. Preparo da Carne: Com a ponta da faca, faça um corte na parte central da carne no sentido longitudinal. Preencha o corte com o recheio reservado. Amarre um barbante. Tempere a carne com o óleo, o tomilho, o alecrim e o sal. Ponha numa panela e junte o vinho, o caldo e o tomate. Deixe marinar por 1 a 2 horas. Após, cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por 2 h, virando-a a cada 30 min., para que seu cozimento se dê por igual. Após cozinhar, deixe-a na panela até esfriar. Transfira para um refratário, retire o barbante, fatie, e reaqueça em forno brando. Decore com folhas de espinafre fresco, ou a gosto, sirva imedia//te. E com a licença de meus amigos FRANCESES:
CREPE SUZETTE Ingredientes do Crepe: 4 ovos sal 1/2 xc. (chá) de açúcar 1 lata de creme de leite 1 xc. (chá) de farinha de trigo. Para o Recheio: 2 cl (sopa) de manteiga em temperatura ambiente 3 cl. (sopa) de açúcar 1 cl (sopa) de licor ou suco de laranja (opcional) Raspas de casca de 1 limão e de 2 laranjas Açúcar para polvilhar Para Flambar: 3 cl (sopa) de conhaque 2 cl(sopa) de licor de laranja (opcional) Acompanhamento: Bolas de sorvete de creme. Preparo dos Crepes: Bata em liquidificador os ovos, o sal, o açúcar, o creme de leite, e a farinha de trigo, até ficar bem liso e homogêneo. Deixe descansar enquanto prepara o recheio. Preparo do Recheio: A parte, misture a manteiga, junte o açúcar, mexendo até obter um creme liso. Acrescente o licor ou o suco de laranja, as raspas e reserve.
Derreta pedacinhos de manteiga em uma frigideira antiaderente, e frite pequenas porções de massa. Doure dos 2 lados uniformemente, atenção: Mantenha os crepes aquecidos , dentro de um recipiente refratário. Espalhe um pouco de recheio sobre cada uma, dobre-as em quatro. Na hora de servir, polvilhe açúcar sobre as crepes, misture o conhaque ao licor de laranja e aqueça-os em uma concha sobre a chama do fogão (com cuidado), Quando a bebida acender, despeje imediatamente em chamas sobre as crepes. Sirva com o sorvete de creme (ou a gosto).
Legal né? Essa é uma tradicional e deliciosa sobremesa francesa, e saiba que você vai "abalar Bangú", na cozinha de sua casa, pois é sofisticada, porém simples. As calorias? Bem, amanhã é segunda-feira, dia mundial de começar uma dieta, portanto, você pode comer hoje, e amanhã você corre atrás de perder todas as calorias adquiridas desse pequeno deslize!!! Desejo um bom domingo à todos, e se preparem para a próxima semana. O que vai acontecer? VITÓRIAS E MAIS VITÓRIAS! DOCES BEIJOS A TODOS....
Bom dia Pessoas, estou de volta para mais algumas delícias bem fáceis. Da pra correr pro mercado, e preparar ainda hoje, tá afim??? A primeira é um achado: Fácil, rápida, barata e de baixa caloria, então confiram os ingredientes e mãos-à-obra!
FILÉ DE FRANGO CROCANTE Ingredientes: 2 pães franceses amanhecidos fatiado 1/2 xc. (chá) de tomate seco escorrido e picado 2 cl. (sopa) do óleo do tomate seco 2 dentes de alho picados 4 filés de peito de frango sal pimenta-do-reino a gosto óleo para untar Preparo: Torre o pão e bata em liquidificador, com o tomate, o óleo, e o alho até obter uma farofa úmida. Reserve. Bata os filés levemente com um martelo culinário, para que fiquem da mesma espessura, tempere-os com sal e pimenta-do-reino (opcional) Passe cada filé pela farofa reservada, aperte bem, e coloque em forma untada com óleo. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 20 min, ou até dourar. Decore com pedaços de tomate seco, e limão em lâminas, ou à gosto. Sirva acompanhado de:
BATATA GRATINADA AO CREME Ingredientes: 1 Kg de batata descascada e cortada em fatias sal e pimenta-do-reino branca 1 envelope para sopa creme de queijo 2 xc. (chá) de leite 2 cl (sopa) de queijo parmesão ralado 2 cl. (sopa) de salsa picada Preparo: Cozinhe a batata em água e sal, até ficarem macias, mas sem desmanchar. Escorra e reserve. Dissolva o pó para creme de queijo no leite, e leve ao fogo mexendo até engrossar. Corrija o sal. Coloque as fatias de batatas em um refratário, salpique pimenta-do-reino branca (opcional), ou se preferir, uma pitada de nóz moscada. Cubra com o creme, e polvilhe o parmesão. Leve ao forno alto por 15 min, ou até ficar douradinho. Retire do forno, se preferir salpique salsa bem picadinha, e sirva a seguir. Quer uma sobremesa igualmente fácil e saborosa?
DOCE DE COCO CREMOSO Ingredientes: 8 gemas 2 latas de leite condensado 1 kg de coco ralado (se for industrializado, NÃO utilizar aquele que já vem adoçado, e usar aquele mais úmido) 2 xc. (chá) de açúcar cravos-da-índia ou canela em pó para decorar(opcional) Preparo: Misture muito bem, todos os ingredientes, e leve ao fogo, mexendo até começar a soltar do fundo da panela. Coloque em um serviço de sobremesa, ou em taças individuais. Decore como preferir, e leve à geladeira até o momento de servir. DI VI NO. COM
Espero que gostem, pois são facílimas no seu preparo, e vão agradar à todos. Bom domingo, e que a próxima semana seja cheia de lutas total- mente vitoriosas.
Bom dia Pessoas, como estão? Chegou novamente o fim de semana, com uma velocidade incrível, não é? E mais uma vez estamos aqui, para uma nova viagem de cores e sabores. Hoje, com três pratos que, apesar dos nomes chiques, são bem simples e mostram que na cozinha sofisticada, o que conta mesmo é a simplicidade, sendo possível adaptar receitas internacionais, ao nosso bolso e condições de ingredientes disponíveis. Então, mãos à obra. E para começar, nosso bom e velho ARROZ.
ARROZ COM AÇAFRÃO DE PRESSÃO Ingredientes. 2 cl (sopa) de óleo 1 cebola picada 1 dente de álho picado 1 xc.(chá) de arroz, lavado e escorrido 2 cl. (sopa) de açafrão 1 cubo de caldo de galinha 2 xc. (chá) de água fervente 1 lata de milho verde sal, pimenta-do-reino, e salsa picada, à gosto lascas de queijo parmesão para decorar. Preparo: Aqueça a panela de pressão com o óleo, em fogo brando, e refogue a cebola e álho por 3 min., ou até dourar. Adicione o arroz, o açafrão e frite mais 2 min. Despeje o caldo de galinha, dissolvido na água, o milho, o sal e pimenta-do-reino, e cozinhe por 5 min, após iniciada a pressão. Desligue a panela, e não a abra, deixando descansar por 10 min. Após esse tempo, abra a panela, solte o arroz com um garfo, e transfira para um refratário. Polvilhe as lascas de queijo, a salsa, e sirva à seguir. OBS1: Se você quiser, pode enriquecer seu arroz com 1 xc. de frango desfiado, ou a mesma quantidade de cubos de bacon frito, ou 1/2 xc. de azeitonas de sua preferência. OBS 2:Para cada xícara de arroz que for fazer, SEMPRE 2 xc, de água. Se vc for usar outro recipiente para a medida, é sempre 1X2. Uma de arroz para 2 de água. A próxima, vem da França. E esse sonoro nome, Coq Ao Vin, nada mais é que Frango Ao Vinho. É um prato feito originalmente com Galo, mas podemos usar nosso franguinho sem nenhuma restrição.
COQ AO VIN Ingredientes: Sal e pimenta-do-reino á gosto 2 a 3 folhas de louro 2 dentes de alho esmagados 3 cebolas grandes picadas 1 ramo de alecrim fresco 1 colher de orégano fresco 2 cl. (sopa) de azeite de oliva 3 cravos da índia 750 ml de vinho tinto seco 1 frango grande de cerca de 1.600 g , limpo e cortado pelas juntas 2 cl (sopa) de manteiga 1/2 xc. (chá) de bacon picado 1 cl. (sopa) de farinha de trigo 2 cenouras médias em rodelas 1 lata de creme de leite salsa picada á gosto. Preparo: Prepare primeiro a vinha-d'alhos, colocando em uma tigela grande, o sal, pimenta, louro, alho, cebola, alecrim, orégano, azeite, os cravos e o vinho, junte o frango e deixe marinar por 3 a 5 horas, aprox. Após, retire o frango, deixe-o escorrer em uma peneira, coe o tempero e reserve o líquido. Em uma panela grande, aqueça a manteiga, junte o bacon e frite. Acrescente o frango e deixe dourar por todos os pedaços igualmente. Polvilhe a farinha sobre o frango, e junte o líquido reservado. Acrescente a cenoura e deixe cozinhar em fogo brando, até amaciar a carne. Desligue o fogo, e junte o creme de leite, misture, salpique a salsa e sirva. Curiosidade: Diz-se que esse prato surgiu, por volta de 50 anos a.C, quando os gauleses liderados por Versingertórix, foram cercados pelo exercito romano, Como símbolo de sua rendição, o líder gaulês, enviou um galo de briga à Júlio César, que retribuiu convidando-o para um jantar, onde foi servido o próprio galo, cozido em vinho da própria região. Como o prato é originalmente preparado com galos velhos, o vinho entra na receita para amaciá-lo, mas ao longo dos anos, começou-se a utilizar frangos e galinhas (caipira), e um vinho a base de uvas Pinot Noir. E para fechar essa viagem mais que internacional, aí vem uma pérola da cozinha Grega, simples, barata e saborosa, e vem mais vinho por aí...
MILA SE KÓKINO KRASÍ MAÇÃS AO VINHO TINTO Ingredientes: 6 maçãs 500 ml de vinho tinto 150 ml de licor de rosas 2 cravos da índia 1/3 xc. (chá) de açúcar Preparo: Lave e descasque as maçãs, retire os miolos, cubra-as e reserve. Dissolva o açúcar no vinho e deixe ferver. Acrescente o licor de rosas,, os cravos, e cozinhe em fogo baixo por 5 min. Após, junte as maçãs, tampe a panela e cozinhe por mais 5 min. Verifique o ponto, se já estão macias, ao espetá-las com um garfo. Disponha as maçãs em uma travessa e deixe que o xarope que se formou na panela, continue a ferver, até reduzi-lo à metade do seu volume. Regue as maçãs com ele, deixe esfriar e leve à geladeira por 3 horas. Você pode aromatizar sua sobremesa, acrescentando uma pitada de canela ao servi-lo, e adicionar um fio de creme de leite batido com batedor de mão. Curiosidade: As frutas são os ingredientes mais importantes dos doces gregos, utilizam-se normalmente, cozidas em calda de açúcar bem grossa. Esta fórmula, aplica-se a todo tipo de fruta, e esta de maçãs, em alguns lugares chega-se a adotar o nome da capital da Grécia, que é Atenas.
Bom, nossa viagem chega ao fim aqui no Blog, mas você pode, e deve, continuá-la aí em sua casa. Crie, ouse, se aventure, viva... E assim faça de sua vida (e de seus queridos), a cada dia uma experiência inesquecível e maravilhosa. Um bom fim de semana, muita o próximo post, e sem mais demora:
Bom dia Pessoas, tudo bem? Aqui estamos novamente para mais uma aventura no reino encantado da cozinha. Sei que que muitos podem não concordar, mas acho a arte de cozinhar, realmente encantadora. Você pega coisas totalmente estranhas entre si, e então compõe uma sinfonia de sabores e texturas... Bem, mas como estamos aqui por outra razão, vamos ao que interessa. Dei o título de "DE MENTIRINHA", pois quero lhes passar umas receitas de alimentos "industrializados", mas que você os produzirá sem problemas nenhum de perda de sabor, na cozinha de sua casa. Vamos lá? Confiram os ingredientes, dá uma olhadinha na despensa, e preparem-se para surpreender seus familiares e amigos, com a frase: FUI EU QUE FIZ!!!
KETCHUP Ingredientes: 500 g de pimentões vermelhos picados 1 1/2 kg de tomates maduros picados 1/2 xc. (chá) de vinagre escuro 3 cl (sopa) de açúcar mascavo 2 cravos 1 pau de canela ou 2 pitadas de canela em pó. 1 cl (café) de sal, ou à gosto. Preparo: Levar os 3 primeiros ingredientes ao fogo baixo em panela tampada por 1 hora. Sem esfriar, leve ao liquidificador e bata bem. Passe em peneira fina e leve novamente ao fogo, juntando os demais ingredientes., fogo baixo e mexer de vez em quando.Espere apurar e tomar consistência. Esperar esfriar muito bem, e levar à geladeira em recipiente tampado. O rendimento dessa receita, é aproximadamente de 3 à 4 bisnagas de 300 g.
Então, gostou? Aí vem mais uma da série...
CREME DE LEITE Ingredientes: 1/2 litro de água 100 gr. de manteiga sem sal 125 g. de gordura vegetal hidrogenada 6 cl. (sopa) de leite em pó 2 gemas. Preparo: Em uma panela, levar a água e a manteiga e ferver por 3 min. Levar ao liquidificador, e juntar a gordura e o leite em pó. Bater por 15 seg. Acrescentar as gemas e bater por mais 3 min. Levar à geladeira em recipiente tampado por 12 horas antes de consumir. (Surpreendente)
Tem o especial:
REQUEIJÃO CREMOSO Ingredientes: 500 g de ricota amassada 200 g de manteiga 2 cl. (sopa) de parmesão ralado de boa qualidade 1 cl (café/rasa) de sal 300 ml de leite FERVENTE Preparo: Bater tudo em liquidificador por 5 min., em velocidade alta, espere esfriar e coloque em copos, tampar e levar à geladeira. Fica perfeito!!!] Ah, você quer um docinho?
SOBREMESA CREMOSA TIPO DANETE ® Ingredientes: 1 lt de leite integral 1 lata de leite condensado 4 cl (sopa) de amido de milho 8 cl (sopa) de chocolate em pó 1 gema Preparo: Divida o leite , e use 1/2 litro, junte os demais ingredientes, e leve ao fogo. Quando ferver, coloque o outro 1/2 litro de leite e deixe engrossar. Leve à batedeira, e acrescente o creme de leite,, bata por 5 min. Leve à geladeira em potes individuais, e sirva. (as crianças vão gostar... E os adultos TAMBÉM!)
Bem, essas são receitas legais e saborosas, e delas voces podem criar outras, ou usar em seus pratos. Essas são "fac-símiles" de receitas industriais, mas nada deixam a desejar para suas originais. Então, espero que tenham um fim de semana de paz, e que suas energias, possam ser recarregadas para que a semana que vem, possa ser simplesmente, INCRÍVEL! E mais uma vez: DOCES BEIJOS À TODOS.